Trenzinho Percy de Sucata!

por 12:00 0 comentários
Thomas e Amigos - Percy, entrega a cartinha!


Bom dia! Cá estamos de novo com um passo a passo bem interessante!

Estamos começando a nova configuração do blog com muitas postagens "do it yourself" porque enquanto ele ficava pronto, fui acumulando MUITAS fotos de coisinhas legais que ia fazendo... Essas, por exemplo, são da festinha do ano passado, na escola, cujo tema foi "Thomas e seus Amigos". Quero separar ainda as fotos dessa mesma festinha, que ficou muito fofa! Mas por enquanto quero mostrar uma brincadeira muito legal que fizemos antes e logo depois da festa.

Desde que vi as caixinhas da foto abaixo (PERDOEM-ME imensamente por não fornecer o link do "Pin", mas guardo MUITAS inspirações, sempre, e normalmente salvo com o endereço da página para verificar depois ou mantenho em álbuns no Pinterest... Todavia, essa imagem em especial, eu salvei no celular, e o nome da foto foi alterado pelo aparelho... Se alguém souber a fonte e quiser me informar, eu adoraria incluir, OK?) tive a ideia de fazer o "Correio do Percy" na festinha - para quem não sabe, o Percy é o amigo do Thomas no desenho do mesmo nome, responsável por entregar as correspondências da Ilha de Sodor... Nada mais providencial para um correio entre amigos!

Inspiração.

Fiquei muito chateada ao constatar que as fotos não estão estavam muito completas, mas não quis deixar de postar esse projeto em especial só por isso, por dois motivos... Primeiro, porque esse trenzinho foi muito especial para nós, por envolver apenas materiais reutilizados, restos de materiais que fui arquivando em casa... Segundo, porque o resultado ficou muito legal, as crianças ficaram encantadas e curtiram esse Percy pelo resto do ano letivo!

Como material, eu tinha uma caixa de sapatos de papelão, uma latinha vazia estilo Pringles e uma embalagem Tetrapak vazia de leite.

A embalagem de leite deve ter o formato quadrado, para representar a cabine da locomotiva...Recortei até uma altura parecida com a da cabine do trem, e em seguida arredondei para "encaixar" na latinha de Pringles, dessa forma:


O encaixe não precisava ficar 100%, porque eu ia forrar com fita crepe depois. Passei cola branca por dentro, só para segurar, e deixei um peso sobre o local por um tempinho enquanto ajeitava o resto do trem.

Para fazer a parte de baixo do trem, usei a tampa da caixa de sapatos... Como ela era maior do que o conjunto "caixa de leite + lata de Pringles", cortei ela no meio e superpus as duas partes, emendando com fita crepe. Só depois notei que fiz a foto antes de fechar a parte traseira... :( Na verdade, para fechar a parte de trás da tampa, usei o mesmo sistema, sobrepondo a parte traseira da tampa que foi cortada e reforçando com fita crepe.

Para ficar compreensível, a tampa de caixa de sapatos era BEM grande, tanto no comprimento, quanto na largura. Assim, fiz primeiro um corte na largura, deixando a tampa com o mesmo comprimento do conjunto superior; em seguida, fiz o corte transversal, no comprimento, e pus um pedaço sobre o outro, até ficarem na mesma largura do conjunto de cima. Colei com fita crepe, e depois recuperei o primeiro pedaço cortado e também sobrepus, recortando para se encaixar no tamanho certo e fechando a parte traseira da tampa.



Sei que parece complicado mas é BEM simples, e se alguém tiver dificuldade de montar, é só gritar nos comentários que reduzo uma para ilustrar!

No meu trem eu também fiz um corte nas laterais maiores da tampa, para "exibir" as rodas... Como eu esqueci desse detalhe, e só cortei depois que já tinha pintado, também não ficou registrado no PAP... Mas na foto final dá pra ver direitinho como é! Será necessário uma tesoura boa ou um estilete afiado, porque nesse lugar a tampa tem dupla camada de papelão...

Por fim, ela foi completamente forrada com a fita crepe, pintada de vermelho e colocada para secar.

O passo seguinte é forrar a locomotiva também com fita crepe. Não precisa se preocupar com perfeição, pois basta estar tudo coberto.


O passo seguinte é pintar. Como eu não achei uma tinta igualzinha ao Percy, fiz uma mistura e cheguei a essa cor... Não é a ideal, mas...

Para pintar, enfiei o braço na lata de pringles! Muito prático!

Depois de pintado, vinha a parte mais chatinha, que era definir os detalhes... Nesse momento lembrei que tinha uns pedaços de lã vermelha, e escapei de fazer essa linha vermelha fininha... Pintei somente a parte em preto logo na frente da locomotiva.


Para colar a lã, eu usei cola forte para artesanato, mas qualquer cola instantânea serve. Basta colocar uma gotinha embaixo, dar a volta com a lã na lata de Pringles, e prender a outra ponta com mais uma gotinha de cola... Dê entre os fios de lã a distância necessária para caberem as três linhas.

Chegamos em um impasse no momento das rodas... A minha ideia era usar rolos de papel higiênico. Ficariam bem legais, bastando fechar os lados com a mesma fita crepe.

Como era fim de ano, e eu tinha acabado de montar a nossa árvore de Natal, acabei decidindo usar esses rolos vazios de fita decorativa! O papelão do rolo é mais firme e os rolos já tem um rótulo de papel mais fino fechando a abertura... Só tive que "aparar" os lados do rótulo, para que ficasse no tamanho exato do rolo. Também forrei eles com a fita crepe e pintei de verde. Acabei optando por "unir" a "roda" da direita com a da esquerda, pois elas estavam mesmo muito próximas, e isso aumentou a firmeza do trem...

Os diferentes formatos dos rolos das fitas decorativas.

Para a chaminé, usei também um dos rolos de fita, mais fininho... Outra opção: um tubo vazio de linha de costura. Para a criatividade, o céu é o limite!

Se o tubo de linha já for preto, não será necessário pintar. Eu pintei também o rolo-chaminé de preto.

Colei a chaminé, a "tampa" (confesso que não sei como se chama essa peça do trem...) e as rodas do trem usando cola quente, mas acho que a cola forte para artesanato pode funcionar bem, também.

Usei cartolina amarela e preta para fazer os detalhes. Acho que o EVA ficaria tão bom quanto - talvez melhor...! Seguindo, entretanto, a ideia de reaproveitamento, usei restos de cartolina que tinha em casa. Ambos os materiais funcionam aqui.

Para prender aqui usei a cola quente. Se tivesse usado EVA, talvez usasse aqui também a cola forte, mas na cartolina não funciona muito bem.

Na cartolina amarela eu cortei dois círculos e o número seis. Na cartolina preta cortei um retângulo para o teto da cabine.

O meu pedacinho de cartolina preta era muito pequeno e não foi suficiente para fazer a janela e os faróis... Se tivesse mais cartolina, eu faria esses também usando ela e cola branca. Ainda seguindo o espírito da reutilização de materiais, sem usar nada além das sobras de artesanatos passados e materiais do lixo seco, fiz a janela e os faróis com a mesma canetinha permanente que usei para decorar as rodas e a tampa.

Por sinal, para desenhar o rosto do Percy na tampa, eu busquei no Google a imagem para colorir do Percy, imprimi, coloquei por baixo da tampa e risquei seguindo a linha do desenho. Muito fácil!

 O resultado foi esse:



Como meu pequeno é MUUUUUUITO detalhista, eu tive que improvisar o depósito de carvão na parte traseira da locomotiva... Fiz também com canetinha - mãe de filho minucioso sofre, gente!


A nuvenzinha foi "resto" da personalização da festa... Prendi com fita banana dupla face.

Agora com Percy, o trem carteiro, devidamente terminado e decorado, vou ensinar como fizemos a brincadeira durante a festinha!

Cada criança "escreveu" uma carta para um coleguinha... As profes sugeriram um sorteio, para que nenhum deles ficasse sem cartinhas. Depois do sorteio, cada um escreveu uma carta para o colega sorteado. A tampa-rosto do Percy foi removida e cada criança pôs a sua carta dentro do Percy. Foram então para a festinha.

Depois de retornar à sala de aula (na escola deles, a festa acontece no refeitório), o Percy retornou para entregar as cartinhas. Um momento muito legal, lúdico, que tem tudo a ver com a festinha na escola!

Aliás, uma ideia que considero fantástica é incorporar elementos lúdicos na festinha da criança, de preferência relacionados com o conteúdo que eles já aprenderam! Isso é super bem aceito pela escola, pois não interrompe o processo de aprendizado. Diversas possibilidades trazem essa proposta, como um pequeno kit de giz de cera e jogos americanos para colorir, cupcakes para serem decorados pela criança, ou até sacolinhas de kraft que podem ser decoradas livremente pelas crianças, e onde poderão ser colocadas as guloseimas!

Espero postar muito mais projetos assim. Me sinto em paz ao mostrar que materiais que iam todos para o lixo podem se transformar em excelentes brinquedos para as crianças!

Um beijo e até a próxima sexta!


Mamãe Inventa

Autora

Sou Helena, mãe de Heitor e Benício, duas criaturinhas mágicas no curso de seu quinto e segundo ano de vida, respectivamente, que fizeram de mim mais humana do que nunca, forte para matar mil feras e amável para cuidar de mil feridos. Sou mãe pelas vinte e quatro horas do meu dia. Desejo, incansavelmente, a paz mundial. Com gargalhadas.

0 comentários:

Postar um comentário