Um Command Center para chamar de meu (I)

por 16:42 0 comentários
Montando o Quadro de Avisos.


Hoje vim contar sobre um projeto que está sendo montado com muuuuuita calma e com muuuitas águas rolando na cachola... A uns meses venho buscando um projeto de Command Center que combine com a rotina da casa e que tenha a nossa cara.

Primeiro, claro, vou explicar o que é o Command Center, já que não é tão comum nas casas brasileiras.

O Command Center é um canto da sua casa onde se centralizam todas as tarefas a cumprir, contas a pagar, compromissos da semana etc.

Alguns Command Center também incorporam um "mini-closet", um local para arriar as malas e bolsas, ou mesmo os sapatos imundos, os guarda-chuvas encharcados e casacos... Essas coisas que arriamos em algum lugar quando entramos em casa.

São MUITAS ideias de Command Center no Pinterest - definitivamente, não há melhor lugar para se inspirar hoje na rede! São tantas as possibilidades que é muito fácil se perder nelas e não ter a mínima ideia do que incorporar ou não - e era nesse lugar que eu me encontrava...

Finalmente decidi o que constaria no nosso cantinho de comando: um espaço para correspondências atuais, outro para arquivar documentos antigos; uma caixa para tirar os sapatos ao chegar e calçar os chinelos, outra para guarda-chuvas, ganchos para casacos e bolsas, e finalmente, o porta-chaves. Para arriar óculos e carteiras, optei por um simples bowl.

O local onde ele ficaria já estava certo desde o início: era o único por onde passávamos com tranquilidade, e o único espaço disponível, também...

Restava então decidir COMO fazer.

Nós já tínhamos um porta-chaves escolhido desde a mudança... Ele é uma das nossas peças preferidas na casa, então decidi partir dele para decidir o resto. Compramos em uma loja chamada Certas Coisas Vintage, e está disponível na Loja Online:

A gente adora! <3
A mesa para apoio também só poderia ser uma... Compramos ao chegar uma escrivaninha que não estava feliz no quarto de visitas... Ela precisava de um lugar e a regra aqui é reusar! Escalamos a escrivaninha para o Command Center, então.

Você deve estar se perguntando pelas fotos... Na verdade, ele ainda não está pronto... :/ Já coloquei os itens reutilizados de outros cômodos lá e já constatei que a ideia funciona - mas falta disposição do marido para instalar os quadros na parede tempo para encerrar.

TODAVIA, um dos itens que bolei para esse cantinho já está pronto, e decidi mostrar logo porque ficou muito legal, fiquei muito feliz com o resultado! É o Quadro de Avisos.

Eu não queria usar a clássica cortiça, nem aqueles quadros com imãs... Queria algo que também decorasse, já que o cantinho de comando está muito próximo à sala...

Minha primeira ideia, então, era forrar um quadro de avisos com tecido adesivo, usando uma moldura bonita, para que lembrasse um quadro. Fui então caçar um quadro fofo na loja Santa Composição, que tem umas molduras rococó bem coloridas que adoro!

Para meu azar, o único quadro de avisos na loja era roxo! Não curti a combinação dela com a cabine vermelha...

Preciso registrar que não sou nenhuma expert de decoração, nem consigo visualizar com facilidade. Perdi umas duas horas na loja, alugando um sofá para visualizar os quadros, trocando, mexendo, imaginando... 

Se você não é expert em decoração como eu, se permita! Peça desculpas à vendedora e escolha com calma...

Eu, testando e imaginando combinações no balcão da loja!


Voltando, depois de muito queimar meus miolos, decidi usar a moldura azul desse espelho na foto para construir o meu quadro de avisos, combinando com esse tecido adesivo chevron que também estava à venda na loja.

Como eu ADORO as coisinhas da loja, lá mesmo já escolhi outros itens para a parede do Command Center: essa plaquinha de ferro com a palavra Amor e mais duas molduras rococó.

Antes de sair da loja, eu dei uma olhada no quadro (roxo) de cortiça que havia lá. Qual não foi meu espanto de descobrir que atrás da cortiça havia um papelão grosso, daqueles ondulados!

Antes de subir para o apartamento, passei na lixeira de recicláveis do edifício e resgatei um pedaço de papelão para usar no projeto. Cortei então ele usando o espelho que estava antes dentro da moldura como "molde".



Para "intermediar" a passagem do alfinete para o papelão eu deveria usar uma folha fina de cortiça - mas alguma abdução estranha levou todas as folhas de cortiça disponíveis no mercado para outro planeta! Nada! Resolvi então acatar uma sugestão que me fizeram e usar uma folha de EVA colada ao papelão.



Agora preciso registrar a minha falha: no afã de usar os restos de EVA que tinha em casa, escolhi a cor vermelha, que aparece suavemente sob o tecido adesivo... Caso venham a usar um tecido com partes claras, utilizem o EVA na cor branca, OK?

A cola que usei para fixar foi uma cola para EVA da Acrilex. Não gosto muito dela, mas funcionou direitinho!

Depois, cortei o tecido adesivo usando o próprio papelão como régua, deixando uns 2 cm de sobra em cada lateral, e apliquei sobre o EVA. Não é complicado, funciona como a aplicação de contact: é preciso tirar a pontinha do papel protetor, aplicar, e então ir removendo o papel com calma, alisando o tecido simultaneamente com um pano seco.




Depois de aplicar, fiz cortes em diagonal nas extremidades como está na foto, e dobrei o tecido para trás do papelão. 


Daí foi só colocar na moldura.

Como a moldura não era apropriada para o volume que pus nela, deixei o papelão sobre um peso por algum tempo, para comprimi-lo. Não adiantou muito, então amassei com as mãos apenas as extremidades dele, e reforcei a parte traseira com fita crepe.


Antes de fechar, prendi um elástico nas pontas de cima do "quadrado" com durex, e então fiz um varalzinho. Passei washi tape sobre uns mini-pregadores que tinham sobrado de uma festa infantil, recortando para ficar só na parte superior e inferior deles, como na foto. Também usei tachinhas simples, daquelas de escritório, também decoradas com washi tape.


O intuito desse pequeno "varal" é termos onde por itens que não podem ser furados (ou que não queremos furar).

Adorei o resultado, ficou bem colorido, mas também muito discreto!


Esse coração de tecido na foto é outro xodó recente meu, mas deixarei para falar mais sobre ele no próximo post - a minha intenção é que ele "faça par" com a plaquinha "Amor" da primeira foto, ambos na parede do Command Center...

Sigo buscando e colocando em prática as ideias desse cantinho especial! Espero ter boas notícias dele em breve!

Mamãe Inventa

Autora

Sou Helena, mãe de Heitor e Benício, duas criaturinhas mágicas no curso de seu quinto e segundo ano de vida, respectivamente, que fizeram de mim mais humana do que nunca, forte para matar mil feras e amável para cuidar de mil feridos. Sou mãe pelas vinte e quatro horas do meu dia. Desejo, incansavelmente, a paz mundial. Com gargalhadas.

0 comentários:

Postar um comentário